Save Preloader image

0%

EnglishPortugueseSpanish
 Como obter resultados mais assertivos em meio à crise

Como obter resultados mais assertivos em meio à crise

Diante de um cenário de crise imposto pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a redefinir a rota das suas ações e planejamentos. Como resultado, alguns negócios repensaram o orçamento e, até mesmo, os regimes tributários. Resposta semelhante também foi observada em nível federal, visto que surgiram projetos de lei que tentavam tornar menos burocráticos as mudanças de tributação no país. 

Fato é que ao menos alguns aspectos tributários foram verdadeiramente afetados ao longo da crise da Covid-19. A prorrogação de prazos, parcelamentos de dívidas para com a União e renegociação foram algumas das medidas tomadas para evitar o declínio econômico do país. Isto é, as alterações beneficiaram as micro, pequenas, médias e grandes empresas. 

Mas, além do auxílio governamental, existem algumas ações que as firmas e corporações podem adotar no dia a dia para tornar o seu negócio mais sustentável. Ademais, possibilita a manutenção da alta performance, mesmo em meio a uma grande crise, como a vivenciada durante a pandemia. 

 

Crises comuns em uma empresa

O cenário pandêmico causou um impacto indiscutível nas mais diversas áreas de atuação. No entanto, não é o único problema que pode abalar as estruturas de um negócio. Por sua vez, há quem defenda que não faltam desafios na trajetória empresarial de quem decide empreender no Brasil. Embora existam motivos que justifiquem essa afirmação, é necessário reconhecer os outros elementos atuantes nesse processo. 

Existem crises que surgem de falhas estruturais, como escassez ou obsolescência de equipamentos e aparelhos; outras que são financeiras, muitas vezes advindas da ausência de uma gestão eficiente do capital de giro; crises de boatos e reputação, que estão diretamente relacionadas com o departamento de Recursos Humanos e pessoal e as que não podem ser previstas, como deslizamentos de terra, inundações e outros desastres naturais. 

 

Planejamento tributário 

Tudo começa com o planejamento tributário. Inegavelmente, uma empresa que pretende ter um crescimento sólido e saudável não pode, em nenhuma circunstância, abrir mão desse complexo trabalho. Nos períodos econômicos mais duros da pandemia, especialistas do segmento observaram como o desempenho e competitividade de quem possuía essa estratégia foi superior ao daqueles que não tinham essa “carta na manga”. 

 

Consultoria especializada

Alinhado com o planejamento tributário, por meio da consultoria especializada a empresa consegue ter em mãos as ferramentas necessárias para desenvolver uma sólida cultura de performance, resistente aos tipos mais comuns e complexos de crise. Esse trabalho envolve uma profunda análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats/ Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). 

Dessa maneira, a consultoria consegue mapear riscos e blindar o negócio de maneira a torná-lo invulnerável aos problemas mais ameaçadores. Gostou do artigo desta semana? Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acesse o site da Contac Contabilidade para solicitar orçamentos ou acompanhar as principais notícias e atualizações sobre o universo empresarial, de finanças e contabilidade. Nos acompanhe também no Instagram, YouTube e no Facebook

Onde Estamos

  • Avenida Oeste, 319 - Setor Aeroporto - Goiânia/GO | CEP 74075 110
  • 62 3240 0400

Atendemos Goiânia, Brasilia e Tocantins

© Contac Contabilidade - CRC/GO 882 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Grifo Propaganda