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 Como tributos e encargos incidentes sobre imóveis influenciam no mercado imobiliário

Como tributos e encargos incidentes sobre imóveis influenciam no mercado imobiliário

A contabilidade está presente em tantos espaços importantes que muitas vezes nem sabemos que estamos usando. Uma dessas áreas é o mercado imobiliário! Isso mesmo. A tributação e os encargos incidentes podem afetar desde o valor de venda e valorização do imóvel até as taxas de regulamentação de documentos. 

Já que, a contabilidade tem por própria definição uma ciência ou conhecimento que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de entidades. Tem tudo a ver com as relações entre mercado imobiliário. 

 

Burocracia 

Quando o assunto é burocracia e negócios, o contador é autoridade. Não basta saber que existe burocracia, mas tem que acompanhar as novidades do mercado e ter conhecimento tributário para não ‘marcar bobeira’. 

Por exemplo, o imposto diretamente relacionado a todas as ações de compras e vendas de imóveis é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (IBTI). Esse é o encargo sobre todas as atividades de bens imóveis, inclusive válido para compras de apartamentos na planta. Com algumas diferenças para o momento do pagamento e compra.  Não saber lidar com esse encargo pode gerar desgastes. 

 

Contabilidade 

É fácil de relacionar burocracia com contabilidade. Em casos de transações imobiliárias, o corretor é quem geralmente orienta sobre os processos e tributos que devem ser pagos. Nesses casos, o ideal é que a imobiliária ofereça a esses profissionais um acompanhamento e consultoria contábil de referência! 

Para que não haja pagamentos ou confusão desnecessárias de tributos. 

 

Impostos relacionados

Os encargos relacionados às transações de bens imobiliários são:  

  • ITBI –  já citado acima. Relacionado a transação e regulamentação do imóvel para o nome do novo dono. Porém, não é um valor fixo e depende das normativas que cada prefeitura adota. Pode ainda ser cobrado antes ou depois da escritura lavrada. 
  • Lavração de Escritura –  é o nome do documento emitido que comprova a intenção e concretização de compra e venda do imóvel. É uma das primeiras etapas para oficializar o negócio. 
  • Escritura de Imóveis – O documento expressa todo o histórico de compra e venda do imóvel, mesmo em caso de imóveis novos. Nesse caso, o “dono” anterior pode ser a construtora. É um documento usado para confirmar a ausência de débitos ou sinistros relacionados ao imóvel para que seja efetuada a transferência para o comprador. 
  • IPTU – O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma taxa indispensável sobre qualquer bem imóvel na região metropolitana e também está entre os encargos de negociações imobiliárias. Na transferência de imóvel, por exemplo, o IPTU deve estar em dia ou ser quitado antes de realizar a transferência. 
  • Escritura pública – No caso de imóveis com valor acima de certa marca de valores devem realizar escritura pública. É uma norma estabelecida por lei. No caso de imóveis financiados, o documento de financiamento pode substituir a escritura pública. 
  • Valor venal – Apesar de não ser bem um encargo de imóvel, está diretamente relacionado. Já que é a base de cálculo de todos os valores sobre o bem. Trata-se de um dado estabelecido pela prefeitura e tem a ver com a valorização do local do imóvel. É uma informação que imobiliárias costumam basear para análise de valor de um imóvel. 

 

Onde procurar consultoria contábil imobiliário

A Contac Contabilidade presta consultoria fiscal e contábil especializada. Para empresas e MEI. Se você busca uma consultoria de referência, aqui é o lugar ideal. Já que temos mais de 700 clientes ativos e 44 anos de mercado. Somos referência em Goiânia e região. 

Somos ainda a primeira empresa contábil com um departamento especializado em TI para automatizar processos. 

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